As Espécies Marinhas do Algarve que vai querer ver durante este Verão

Observação de Golfinhos Algarve

O Algarve é conhecido como um dos principais destinos para os amantes do mar, não só pelas famosas praias e formações rochosas, mas também pela diversidade de espécies marinhas, como os golfinhos e as baleias.

Ao largo da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, fica um dos maiores recifes naturais costeiros de Portugal, que funciona como porto de abrigo e berçário para diversas espécies marinhas que nascem, crescem e vivem nesta região. Nesta zona costeira encontram-se cerca de 900 espécies, 12 das quais novas para a ciência.

Descubra as principais espécies marinhas do Algarve para ver este Verão!

Golfinhos no Algarve

Golfinho Comum

Os golfinhos-comuns, delphinus delphis, são estreitos, com o bico proeminente e têm uma coloração negra no dorso e uma mancha amarela ou castanho-claro dos flancos até metade do corpo.

Esta espécie de cetáceo é uma das espécies mais observadas no Algarve, conhecida por ser muito sociável, pelo que é possível encontrar grupos com várias golfinhos-comuns. E apresenta particular tendência para se aproximar e navegar na proa de embarcações!

Roaz Corvineiro

O golfinho roaz, tursiops truncatus, é afeiçoado às águas tropicais e oceanos quentes, sendo uma das espécies mais observadas no Algarve. Estes golfinhos têm uma coloração predominantemente cinzenta, com o dorso ligeiramente mais escuro, mas a sua característica mais conhecida é o seu bico “sorridente”.

O golfinho roaz é altamente inteligente e um animal ativo quando em socialização, podendo facultar cenas inesquecíveis aos observadores!

Boto

O Boto é um cetáceo pequeno, encontrado perto da costa e muito comum em Portugal. Ao contrário do Golfinho-Comum e do Golfinho-Roaz, são animais mais tímidos, pelo que não se aproximam das embarcações e são mais difíceis de observar. Normalmente alimentam-se sozinhos, junto ao fundo marinho.

Grampo

O Grampo, ao longo da vida, adquire várias cicatrizes, que nunca tornam a adquirir a mesma coloração. Este fenómeno faz que o Grampo apresente uma coloração especial, sendo que, em adulto, fica quase branco.

Por vezes, também são avistados nas nossas experiências de observação de golfinhos no Algarve.

Orca

Apesar de ser incorretamente conhecida como “baleia-assassina”, a Orca é um golfinho, o maior golfinho que existe!

Forma normalmente grupos de 2 a 10 animais, numa associação matriarcal. E, assim como as restantes espécies de golfinhos, também comunicam através de sons.

A seguir ao ser humano, a Orca é o mamífero de maior área de distribuição geográfica, estando presente em todos os oceanos. As orcas que passam na costa algarvia durante a Primavera e Verão, fazem parte da subpopulação do Estreito de Gibraltar, especializada na caça de atum rabilho.

Baleias no Algarve

Embora tenhamos experiências dedicadas a observar golfinhos num catamaran ou num semirrígido, por vezes temos encontros com outros animais.

Na época de 2021, tivemos sete encontros com duas espécies de baleias no Algarve!

Baleias Anã

A baleia anã é uma das espécies de baleias de barbas mais pequenas, e podem ser vistas durante todo o ano no Algarve, já que as nossas águas são temperadas. Tendem a ser animais curiosos, pelo que se aproximam das embarcações com alguma frequência!

Baleia Comum

A baleia comum é o 2º maior animal do mundo e uma das baleias mais rápidas do mundo!

São normalmente encontradas sozinhas e, alguns cientistas acreditam que estas baleias são monogâmicas.

Por vezes, também observamos outras espécies nos nossos passeios, tais como o tubarão azul, espécie muito comum na costa algarvia, atuns rabilho, espécie que atravessa o mediterrâneo para a desova no mar negro, e ainda algumas tartarugas comuns.

Venha observar golfinhos no seu habitat natural com as nossas experiências de observação de golfinhos num semirrígido, para aqueles que gostam de mais adrenalina, ou de observação de golfinhos num catamaran, para quem gosta de maior conforto.

Além de poder ver de perto estes animais incríveis, também temos biólogos a bordo que lhe vão explicar tudo sobre os cetáceos mais comuns no Algarve. Reserve já a sua experiência!

Mais Histórias

Para mais informações, contacte-nos.
Para mais informações, contacte-nos.