A Exposição Subaquática “EDP Art Reef” de Vhils

IMG_20230919_204228

A AlgarExperience teve a oportunidade de participar nas primeiras gravações do canal National Geographic sobre a exposição artística “EDP Art Reef”, concebida pelo artista Vhils em parceria com a EDP.

Esta exposição única é uma colaboração inspiradora entre a arte e a conservação dos oceanos, envolvendo a transformação de peças de três centrais termoelétricas desativadas pela EDP numa experiência subaquática deslumbrante.

Localizada ao largo da costa de Albufeira, esta iniciativa marca um momento histórico, a primeira exposição subaquática em território marítimo português.

EDP Art Reef

A “EDP Art Reef” é um projeto pioneiro que ressalva a importância da arte como uma ferramenta eficaz para a sensibilização sobre questões ambientais cruciais, em particular, a proteção dos nossos oceanos. A parceria entre o artista Vhils e a EDP demonstra o poder da colaboração interdisciplinar na promoção da sustentabilidade e da consciencialização ambiental.

Através da arte, esta iniciativa destaca a importância do papel que cada um de nós tem na preservação do ambiente que nos rodeia.

O objetivo desta iniciativa passa pela reutilização criativa de infraestruturas industriais antigas. As peças das centrais termoelétricas desativadas foram transformadas em esculturas subaquáticas que dão casa a várias espécies marinhas.

A transformação de uma indústria poluente num museu subaquático amigo do ambiente é uma amostra notável da capacidade humana de se regenerar e transformar.

Além da sua beleza estética, a “EDP Art Reef” serve como um lembrete da urgente necessidade de proteger os nossos oceanos. Os mesmos desempenham um papel vital na nossa sobrevivência, fornecendo oxigênio, regulando o clima e sustentando uma enorme biodiversidade. No entanto, estão a enfrentar ameaças significativas devido à poluição, à pesca intensiva e às mudanças climáticas.

Cada visita à “EDP Art Reef” é uma oportunidade única, não apenas para admirar a beleza das esculturas de Alexandro Farto aka Vhils, mas também para refletir sobre a conservação marinha. A adoção de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro saudável para o nosso planeta.

Este projeto não apenas transforma estruturas industriais obsoletas numa atração artística inovadora, como também cria um ambiente propício para o desenvolvimento de recifes de coral e consequentemente a emergência de diversas formas de vida marinha, concebendo um novo recife artificial.

É com orgulho que podemos fazer parte de uma iniciativa que promove a colaboração em prol de um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

Mais Histórias

Ondas Solidárias

É com enorme entusiasmo que partilhamos o mais recente sucesso da nossa Belize Boat Party Solidária em prol do Centro de Apoio ao Sem Abrigo

Saber Mais »
Para mais informações, contacte-nos.
Para mais informações, contacte-nos.