Golfinho Roaz

roaz dolphin watching with algarexperience

O altamente inteligente Golfinho Roaz-Corvineiro, uma das espécies mais populares de cetáceos pode ser encontrada na costa do Algarve, dado que gosta de águas tropicais e oceanos quentes. Estes golfinhos desenvolveram a ecolocalização como um sistema incrível que lhes permite “ver” debaixo de água através do som. É baseado em reflexões de som e pode ser usado para detectar a localização de objetos. Os guinchos e assobios, tão característicos dos golfinhos, são usados ​​para comunicar entre si.

Em termos de deslocação, o golfinho roaz pode atingir velocidades até 30 quilómetros por hora, nadar 160 quilómetros e emergir para respirar 2 ou 3 vezes por minuto. Os golfinhos também gostam de se divertir. É comum observar os golfinhos perto da costa, onde gostam de despender tempo podendo vê-los saltar fora da água e também bater com a cauda na água. Durante os passeios de barco, os golfinhos gostam de nadar nas ondas criadas pelos barcos, esse comportamento é conhecido como bow riding.

É também conhecido que são muito sociais, viajando em grupos que podem atingir os 15 golfinhos mas não ficam juntos para sempre, separando-se e encontrando novos grupos de tempos a tempos. Outro facto interessante é que as fêmeas e os seus filhotes ficam juntos nos primeiros 3 a 6 anos sendo que os golfinhos podem viver até aos 50 anos. As principais questões que ameaçam a sua sobrevivência são o emaranhamento nas redes de pesca, os impactos das mudanças climáticas e a degradação do seu habitat.

Conheça já e bem de perto os seres mais queridos do oceano!

Mais Histórias

Ciência Viva a Bordo

Ciência Viva a Bordo

O ciclo “Ciência Viva a Bordo powered by AlgarExperience” em parceria com o Centro Ciência Viva de Lagos foi uma experiência enriquecedora que decorreu nos

Saber Mais »
Para mais informações, contacte-nos.
Para mais informações, contacte-nos.